DPE-GO garante tratamento para idosa portadora de diabetes

Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) garantiu na rede pública municipal de saúde, de forma extrajudicial, a consulta, a internação e o tratamento da aposentada Delcides Pinto Santana, de 73 anos de idade, que sofre de diabetes e precisava urgentemente de atendimento. A neta da aposentada, Gleice Kelly Santana dos Santos, dirigiu-se ao Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), que funciona no Fórum Criminal Desembargador Fenelon Teodoro Reis, no Jardim Goiás, em Goiânia, para pedir socorro à sua avó.

A neta foi atendida pela assistente jurídica Maísa Marques Santana, sob a supervisão da defensora pública Michelle Bitta Alencar de Sousa. A defensora, valendo-se da atuação extrajudicial, conseguiu agendar a consulta, a internação e o tratamento da aposentada. “Nós logramos êxito em obter a realização da consulta, da internação e do tratamento da senhora Delcides Santana, de forma rápida e eficaz”, detalho Michelle Bitta.

“Infelizmente muitos idosos hoje estão nesta situação, já que a falta de insulina é problema recorrente, sendo que a ausência do tratamento adequado enseja o desenvolvimento de outras doenças”, alertou a defensora.

Ainda de acordo com Michelle Bitta, o Núcleo de Saúde da Defensoria vem trabalhando e fortalecendo a atuação extrajudicial. “ Para que possamos cada vez mais atender ao pleito de nossos assistidos, que geralmente são urgentes, sem que seja necessário que o assistido percorra mais um caminho burocrático” , ponderou Michelle Bitta.

Gleice Kelly abriu mão do emprego para acompanhar sua avó na peregrinação pela rede pública de saúde da capital em busca de tratamento para o diabetes. “Eu já estive 17 vezes em três Postos de Saúde e Cais de Goiânia para conseguir uma consulta, internação, tratamento e remédios para a minha avó que corre o risco de perder o pé esquerdo por causa do diabetes que não está sendo tratado”, explicou.

A aposentada Delcides Santana foi encaminhada e está internada no Hospital Alberto Rassi (HGG), onde está sendo medicada e passa por exames preparatórios para a realização de uma cirurgia vascular. Fonte: Ascom/DPE-GO