Diretor da ESA-GO comemora sucesso do I Congresso Digital Covid-19, que teve 115 mil inscritos

Rafael Lara Martins

Marília Costa e Silva

Termina, na noite desta sexta-feira (31), o I Congresso Digital Covid-19 – Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ESA Nacional, que teve início no dia 27 passado. O diretor da Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO), o advogado Rafael Lara Martins, participou efetivamente da organização do evento e está admirado da grandiosidade dele. Foram 115 mil inscritos.

“Podemos dizer, sem medo de errar, que esse congresso é o maior evento jurídico da America Latina. Tenho orgulho de dizer que a gente conseguiu cumpriu a missão de entregar um congresso dessa envergadura para advocacia brasileira”, frisa Rafael Lara. Foram seis salas de transmissão simultânea, 148 painéis, 17 conferências magnas e 466 palestrantes nacionais e internacionais.

Para Rafael, o evento somente teve essa amplitude porque foi mesmo on-line. “Seria praticamente impossível viabilizar um número tão expressivo de participantes se tivéssemos realizado os debates presencialmente. Se conseguíssemos, seria algo como realizar uma final de Copa do Mundo, em um estádio lotado, tamanha participação”, afirma.

Apesar de ter a chancela da ESA Nacional, Rafael Lara conta que todas as ESAs do País dialogaram e participaram da organização do evento. A ESA Nacional, capitaneada pelo diretor Ronnie Duarte, entregou aos participantes  certificação de 50 horas extracurriculares.

Participações goianas

Fernando de Paula Gomes Pereira

De Goiás, participaram os conselheiros federais da OAB. A Fernando de Paula Gomes Ferreira, por exemplo, coube discutir, na terça-feira (28), no Painel 55 (sala 1), “O Impacto do Isolamento Social nos Negócios Jurídicos das Micro e Pequenas Empresas”.

Marcello Terto foi o mediador do Painel 70, na quarta-feira (29), sobre Advocacia Pública em Tempos de Pandemia. No mesmo dia, Valentina Jungmann mediou o Painel 90 – Processos Estruturais e Pandemia e Marisvaldo Cortez integrou o Painel 97 – Panoramas para a Educação no Contexto da Covid-19. Já o conselheiro Dalmo Jacob do Amaral foi o palestrante do painel 132 – Análise econômica em tempo de pandemia, no dia 30.