Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência leva reivindicações ao prefeito de Aparecida

presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPcD), Hebert Batista Alves, se reuniu nesta terça-feira (14) com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, para apresentar uma série de reivindicações relacionadas à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da administração municipal.

O encontro dá sequência a várias reuniões realizadas pela CDPcD só neste ano, com o intento de cobrar maior empenho por parte de administradores, gestores e diretores, tanto nas esferas municipais como estaduais, para assegurar às pessoas com deficiência pleno acesso a serviços públicos, bens culturais e artísticos e aos produtos decorrentes de todo o avanço social, político, econômico e tecnológico.

Além de Hebert, participaram da reunião o vice-prefeito e Secretário de Governo de Aparecida de Goiânia, Verter Martins; o diretor de promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aparecida de Goiânia, José Fernando da Silva; e a advogada Mariana Camargo, membro da CDPcD. Entre os vários assuntos trazidos ao debate, questões como transporte público, atendimento especializado na rede de ensino e até mesmo a instalação de uma Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência conduziram a conversa com maior ênfase.

Na avaliação do prefeito Gustavo Mendanha, Aparecida de Goiânia tem avançando muito nesta seara e destacou que o suporte oferecido pela OAB será muito salutar para se galgar mais progressos. “Com esse diálogo e com essa conversa aberta, nós poderemos implementar novas ações para que de fato possamos prover acessibilidade, prover uma atenção especial à aqueles que de fato merecem. Saio daqui entusiasmado”, avalia.

Para Hebert Alves, a reunião foi positiva. “Gustavo é um prefeito jovem e as novas gerações estão muito mais preocupadas com a questão da acessibilidade. Essa abertura já é um bom caminho para que possamos atingir nossos objetivos”, afirma.

CDPCD também realizou um pedido para que o Executivo apresente um Projeto de Lei, para reservar vagas para pessoas com deficiência nos cargos comissionados. “O prefeito afirmou que irá recomendar aos secretários a reserva de vagas. Ele fez o compromisso de encaminhar esta orientação”, diz. Fonte: OAB-GO