TRT vai eliminar o uso de copos plásticos e incentivar o consumo sustentável dos usuários internos

Quem passou pelo andar térreo do Fórum Trabalhista de Goiânia se deparou com uma imagem um tanto diferente: uma rede de pescaria “fisgando” milhares de copos descartáveis usados. Exatamente seis mil é a quantidade gasta pelo Tribunal todos os dias, que somam a gigante quantia de 1,6 milhão todos os anos. E a pergunta é: pra onde vai esse lixo? Como o copo descartável não é utilizado na indústria da reciclagem, ele é jogado na natureza e leva de 200 a 400 anos para se decompor.

Pensando nisso, o TRT iniciou esta semana uma campanha de substituição do copo de plástico pelo copo de vidro. A iniciativa faz parte do Plano de Logística Sustentável e está sendo implementada por uma Comissão criada para este fim.

A ideia então é provocar uma mudança de hábitos e instigar o público interno do Tribunal a adotar um novo padrão de consumo sustentável, explicou Lara Barros, chefe da Seção Socioambiental do TRT.

A partir do dia 25 de fevereiro não serão mais disponibilizados copos plásticos para a água e o café, que serão trocados por copos de vidro e por xícaras de louça, respectivamente. Cada unidade deverá verificar a quantidade de copos e xícaras necessárias e solicitar o material ao Almoxarifado pelo Sistema de Pedidos de Materiais de Consumo.

A substituição gradativa do copo plástico descartável é exigência legal prevista no Decreto 7.746/2012 da Presidência da República e na Resolução 103/2012 do CSJT.

O Plano de Gestão de Logística Sustentável inclui outras ações para materiais de consumo como o consumo de papel, café e a racionalização do uso de água, energia elétrica e ar condicionado. Tudo em busca de um planeta mais limpo e saudável! As ações objetivam a conservação de recursos naturais, a economia nos gastos públicos e a melhora na qualidade de vida.