Torre do Relógio da Avenida Goiás, em Goiânia, será revitalizada pela OAB/Casag

O monumentos na Avenida Goiás está próximo ao edifício que abrigou a primeira sede da instituição, no Centro da capital

A Torre do Relógio da Avenida Goiás, no Centro de Goiânia, será revitalizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). A iniciativa será anunciada nesta terça-feira (20/8), às 9 horas, no Meu Escritório da Casag, no Centro, em razão do pioneirismo da instituição em aderir ao projeto “Adote uma praça”, da Prefeitura de Goiânia.

As questões urbanísticas e a preservação do patrimônio histórico em Art déco da capital goiana são preocupações da OAB e da Casag desde a reforma do prédio na Rua 1, que hoje abriga o maior escritório compartilhado de uma seccional da OAB, entregue em 2017 à advocacia.

A proximidade dos monumentos na Avenida Goiás com o edifício que abrigou a primeira sede da instituição e seu simbolismo para a advocacia motivaram a escolha pela Torre do Relógio, inaugurada em 1942, explica o presidente da Casag, Rodolfo Mota.

“Esta é uma ação cívica que nós queremos encampar e nos envolver pela importância que o relógio tem para a Avenida Goiás. É uma forma de devolver esse monumento restaurado para usufruto de toda a sociedade goianiense e contribuir para a preservação da nossa história. Os entes públicos e as instituições representativas têm papel fundamental para o aprimoramento da cidadania e valorizar os símbolos da nossa história é uma demonstração dessa responsabilidade”, afirma.

Rodolfo também destaca que o trabalho de revitalização evidencia “a importância que o relógio tem para a nossa história e a preservação da identidade cultural dos goianienses. Além de contribuir para avançar no projeto de revitalização da Avenida Goiás e do Centro da nossa capital”.

O lançamento do projeto Adote uma Praça da Prefeitura de Goiânia, com o anúncio da revitalização da Torre do Relógio, contará com a presença de representantes da OAB/Casag, Prefeitura de Goiânia e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.

Patrimônio

O Adote uma Praça foi instituído pela lei municipal 10.346/2019, sancionada em maio de 2019 pelo prefeito Iris Rezende. Pretende viabilizar ações conjuntas de conservação de equipamentos municipais por meio de parceria entre a Administração Pública Municipal com a iniciativa privada, pessoas físicas ou jurídicas, sociedade civil organizada e demais entes públicos. De acordo com a lei, o termo de cooperação assinado pelas entidades terá o prazo máximo de validade de três anos contados da data de sua assinatura, renovável por mais três anos.