MP-GO recomenda torcida única na partida entre Goiás e Brasiliense nesta quarta-feira

Para o MP, a medida se faz necessária tendo em vista o contexto fático de animosidade e possibilidade de confronto entre torcedores de clubes rivais

O Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT) expediu recomendação hoje (19/08), a pedido do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos da Polícia Militar de Goiás (Bepe), para que a partida de futebol entre Goiás Esporte Clube e Brasiliense Futebol Clube, na quarta-feira (21/8), às 16 horas, no Estádio Hailé Pinheiro, seja realizada com torcida única. Segundo o promotor de Justiça Diego Osório da Silva Cordeiro, coordenador do GFUT, a medida se faz necessária tendo em vista o contexto fático de animosidade e possibilidade de confronto entre torcedores de clubes rivais.

De acordo com o promotor, na partida de futebol realizada no dia 14 deste mês, por ocasião da Copa Verde, no Estádio Joaquim Henrique Nogueira – Arena do Jacaré, em Brasília (DF), ocorreram vários atos de violência entre membros das torcidas organizadas Força Jovem Goiás e Facção Brasiliense, que seria aliada da Torcida Esquadrão Vilanovense. Na ocasião, foi necessária intervenção policial para restabelecer a ordem pública e preservar a lei.

O promotor de Justiça Diego Osório Cordeiro explicou que, no ofício enviado pelo Bepe, há relatos de que os atos de violência ocorridos em Brasília certamente servirão de combustível para aumentar ainda mais a animosidade entre os membros das duas torcidas organizadas. Segundo ele, a prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, entidades recreativas e associações de torcedores, inclusive de seus respectivos dirigentes, bem como daqueles que, de qualquer forma, promovem, organizam, coordenam ou participam de eventos esportivos.

“CBF e Goiás Esporte Clube devem adotar medidas administrativas cabíveis para determinar a realização da partida Goiás EC x Brasiliense FC, no dia 21/08/2019, às 16 horas, no Estádio Hailé Pinheiro, com torcida única”, recomendou o promotor. Segundo Diego Osório Cordeiro, o torcedor tem direito a segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante a após a realização das partidas. Fonte: MP-GO