TJGO lança nova funcionalidade de peticionamento externo no Sistema Proad em Precatórios

Solenidade para lançamento da nova funcionalidade do Proad
Publicidade

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, lançou, na semana passada, a nova funcionalidade de peticionamento externo no sistema Proad em Precatórios. Desenvolvida pela Coordenadoria de Engenharia de Software, a nova ferramenta visa facilitar o encaminhamento de documentação referente ao processo eletrônico.

O recurso traz aos usuários a praticidade para inserir petições diretamente nos procedimentos administrativos, por meio do sistema Proad. O que antes era feito por meio de protocolo presencial ou por e-mail, agora é on-line e automatizado, gerando eficiência e diminuindo mais de cinco etapas de trabalho no fluxo do pagamento de precatórios.

“O avanço desenvolvido para o peticionamento externo no sistema Proad em Precatórios é fruto do trabalho e dedicação de toda a equipe, de elevado nível, que se empenhou muito para chegar a esse momento. Nós, do Poder Judiciário estadual, somos prestadores de serviços e devemos atender às demandas da sociedade. Estamos felizes em avançamos e vamos continuar avançando”, destacou Carlos França.

Segundo o chefe do Poder Judiciário, a ferramenta atende solicitações das instituições do Sistema de Justiça para modernizar e facilitar o trabalho de quem atua na área. “Quando atendemos um pleito da OAB, da Defensoria Pública ou de qualquer instituição parceira do Sistema de Justiça isso resulta no avanço da melhoria do serviço prestado pelo Poder Judiciário aos jurisdicionados”, salientou.

Acesso amplo e imediato

Conforme o juiz auxiliar da Presidência do TJGO e responsável pela área de Tecnologia da Informação, Aldo Sabino, a ferramenta é prática, autoexplicativa e garante o funcionamento sem instabilidades, propiciando acesso amplo e imediato. “É um avanço muito grande, porque se trata de uma ferramenta de grande utilidade para toda a sociedade. Os advogados, procuradores e credores de precatórios vão poder acompanhar a petição e tramitação dos processos em tempo real”, ressaltou o magistrado.

TJGO pioneiro

A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Marina Cardoso Buchdid, destacou que a nova funcionalidade já faz parte do processamento das petições do Departamento de Precatórios do TJGO, que possui volume mensal de 25 mil processos em andamento. “É um avanço muito grande. O TJGO já é um dos pioneiros em uma série de questões envolvendo precatórios. Hoje, somos considerados um dos melhores tribunais nessa área. E isso só complementa esse trabalho nos tornando ainda mais eficientes.” Com informações do TJGO.