O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) firmou parceria com o Programa Internacional Visão Global do Poder Judiciário, a fim de promover a cooperação internacional e o estímulo à troca de informações entre integrantes da magistratura. A iniciativa prevê que juízas, juízes, desembargadoras e desembargadores estrangeiros tenham experiência profissional no Poder Judiciário brasileiro. A realização é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Para o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, “a iniciativa é inovadora e tem grande potencial para contribuir com a melhoria da prestação jurisdicional, bem como a gestão administrativa e judiciária, ao possibilitar o intercâmbio de informações, além do conhecimento a respeito da realidade jurídica de outros países e, eventualmente, de soluções inovadoras adotadas em outros órgãos do Sistema de Justiça internacional, sendo certo, ainda, que propiciará maior visibilidade às práticas de sucesso adotadas pelo TJGO”.
São objetivos do Programa Internacional Visão Global do Poder Judiciário propiciar o conhecimento mútuo das atividades dos tribunais, com enfoque no compartilhamento de boas práticas e soluções inovadoras nas áreas administrativas e judiciárias; estimular o conhecimento da realidade jurídica de outros países; apoiar o desenvolvimento de linhas de cooperação no campo da gestão e da atividade judiciária; entre outras, que podem ser vistas na página da iniciativa.