Registradas em outubro 3.568 manifestações da população no Sistema de Ouvidoria

No mês de outubro, o Sistema de Gestão de Ouvidoria da Controladoria Geral do Estado contabilizou 3.568 manifestações da população, número maior que o verificado em setembro, quando foram registradas 3.021 manifestações. A maior parte das demandas é feita por meio telefônico, com respostas e soluções imediatas. Outras demandas são cadastradas e se transformam em processos para atendimento posterior. Do total de registros em outubro, 2.899 já foram finalizadas e outras 669 estão em andamento. São manifestações distribuídas em sugestões, denúncias, reclamações, pedidos gerais de informação, elogios e requerimentos de dados governamentais com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Do quantitativo total de manifestações em outubro, 1.766 delas foram transformadas em processos, dos quais 1.097 já solucionados. Neste grupo incluem-se os pedidos de dados com base na LAI, que no mês passado somaram 331. Desse total, 218 já foram finalizados e outros 113 estão em andamento, com observância dos prazos legais para ofertas das respostas. Em 2015, de janeiro de outubro, foram computados 34.647 manifestações da população no Sistema de Gestão de Ouvidoria, resultando na média de 3.464 atendimentos por mês.

Os órgãos mais demandados no mês passado foram Secretaria de Gestão e Planejamento; Ipasgo; Secretaria da Fazenda; Detran; Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos e Universidade Estadual de Goiás. Os temas mais demandados são recorrentes: assuntos de servidores públicos (plano de saúde-Ipasgo e empréstimos consignados); bem público/serviço público (andamento de processos, processos demorados, problemas com falhas na internet) e educação (vestibular e outros).

Todos as pessoas interessadas podem falar com o governo do Estado. Os canais disponíveis são: Serviço de Atendimento ao Usuário, em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior; pelos telefones 162 e 0800 621513; site da Controladoria www.cge.go.gov.br; e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; os portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual que disponibilizam o link da Ouvidoria; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e também na Ouvidoria Digital, baixando o Aplicativo (APP) no Google Play – Android, digitando CGEGO.