Procuradoras buscam apoio da Assembleia para Campanha pela Igualdade de Gêneros

Uma comissão de procuradoras do Estado de Goiás se reuniu nesta semana com o presidente José Vitti (PSDB) para buscar apoio da Assembleia Legislativa para a campanha pela igualdade de gêneros na esfera pública estadual. O encontro ocorreu na quarta-feira, 8 de fevereiro, por intermédio do deputado Virmondes Cruvinel (PPS), que acompanhou o grupo. A campanha tem o incentivo da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg) – no encontro, a entidade esteve representada por seu presidente, Tomaz Aquino.

Os parlamentares prometeram às procuradoras total suporte à iniciativa, inclusive com a realização de uma Audiência Pública na Casa para debater temas como mais oportunidade às mulheres na esfera pública, machismo no local de trabalho e feminicídio. Eles também ofereceram o espaço e a infraestrutura da Assembleia para divulgação da campanha.

“É uma campanha interessantíssima e tenho certeza que a Assembleia poderá contribuir muito por se tratar de um espaço com muitas mulheres. Essa diferenciação de tratamento de homens e mulheres no local de trabalho tem que cair por terra e, pelo que eu estou vendo, ainda há muita discriminação. Estaremos, sim, inseridos neste contexto e colaborando”, afirmou o presidente do Legislativo, José Vitti.

“O objetivo da nossa campanha é sensibilizar homens e mulheres para algumas atitudes e comportamentos que você vê no local de trabalho que tenha um cunho sexista e discriminatório. O machismo é um comportamento cultural brasileiro. Todos nós, em maior ou menor medida, agimos de forma machista em muitos contextos. Queremos levantar essa discussão e tentar transformar essa cultura através da conscientização”, explicou a procuradora Poliana Julião.

A procuradora Ariana Vieira comentou sobre a reunião na Presidência da Assembleia Legislativa: “O presidente, de forma muito cordial, aceitou aderir à campanha, de maneira que, institucionalmente, a Assembleia irá apoiar e promover ações para conscientizar os servidores, parlamentares e pessoas que visitam a Casa sobre o machismo institucional”.

“Nós sabemos que, hoje, a igualdade de gêneros é uma pauta necessária, inclusive, buscando a não discriminação”, destacou o deputado Virmondes Cruvinel. “Aqui, na nossa esfera legislativa, isso tem de ser pensado em forma de projetos de lei que estabeleçam critérios para que este respeito ocorra dentro dos órgãos públicos. E queremos, ainda, levar esta campanha para outros municípios goianos”, acrescentou deputado Virmondes Cruvinel.