Prefeitura convoca mais 186 taxistas que ficaram no cadastro de reserva de licitação realizada no final do ano passado

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), está convocando mais 186 taxistas, que ficaram no cadastro de reserva do processo de licitação realizado no final do ano passado, para que apresentem à SMT a documentação necessária à assinatura do contrato de permissão. Do total de 186 permissões, nove são para portadores de necessidades especiais e 18 para veículos acessíveis. Os convocados têm 90 dias para apresentar a documentação.

Com a convocação de novos permissionários, Goiânia passará a contar com dois mil táxis. Antes da licitação realizada no final de 2013, que licitou 350 permissões, havia 1.469 veículos cadastrados. Esse número subiu para 1.814, com a entrada em circulação dos primeiros classificados. Do total em circulação hoje, 32 veículos são acessíveis e 17 são conduzidos por portadores de deficiência, conforme determina legislação federal.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, José Geraldo Freire, os novos permissionários estão sendo chamados para que a demanda pelo serviço em Goiânia seja atendida. “A capital já conta com uma das mais novas frotas do país, tem um veículo para cada grupo de 700 habitantes, superando capitais de porte semelhante, como Curitiba e Brasília. Queremos, no entanto, atingir o equilíbrio ideal entre a oferta e a procura”, destaca o secretário.

Região do aeroporto
A SMT também irá destinar 20 táxis para atender especialmente a região do Aeroporto Santa Genoveva. A destinação de veículos para aquela região em particular está sendo acertada com a associação e o sindicato que representam a categoria. “Estamos dando resposta a uma solicitação da Infraero e principalmente da comunidade, pois – desde o ano de 2010 – não se aumentava o número de veículos que atendiam aos usuários do aeroporto”, observa José Geraldo.