Plenário da Câmara aprova criação das Universidades Federais de Jataí e Catalão

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19), em definitivo, a criação das Universidades Federais de Jataí (UFJ) e Catalão (UFC) a partir do desmembramento dos câmpus da Universidade Federal de Goiás já existentes nos municípios. O texto agora vai para o Senado Federal e, quando aprovado, seguirá para sanção presidencial.

“A aprovação na Câmara dos Deputados é uma grande conquista. O trâmite no Senado tende a ser mais rápido e a criação das universidades de Jataí e Catalão, com sua comunidade acadêmica voltada para as características de suas regiões, está em perto de se tornar realidade”, afirma Daniel Vilela, autor das indicações ao Poder Executivo para que enviasse as matérias ao Congresso.

O diretor da Regional Jataí da UFG, Alessandro Martins, acompanhou a votação no Plenário da Câmara. “É um momento importante para Jataí, para a UFG, que apoia o desmembramento, e para toda a região Sudoeste, a grande beneficiada. Acredito que isso eleva Goiás a um novo status educacional.”

Força na tramitação

Como a criação de universidades é ato exclusivo do governo federal, Daniel Vilela encaminhou, em 10 de março de 2015, ofícios sugerindo à União o desmembramento dos câmpus da UFG. A partir daí o parlamentar, acompanhado do reitor e dos diretores, fizeram visitas a ministros e dirigentes para mostrar a importância da proposta. Em maio de 2016 as propostas de lei foram enviadas e começaram a tramitar.

Em seguida o parlamentar aprovou requerimento para que fossem analisadas em regime de urgência. Coube ao próprio peemedebista a relatoria do texto na Comissão de Educação e na Comissão de Trabalho e Serviço Público. O parecer favorável foi aprovado em 15 de junho. “O trabalho do deputado Daniel Vilela foi fundamental para a aprovação célere. O gabinete dele se tornou nosso ponto de informações sobre a tramitação da proposta”, afirma o diretor da Regional Jataí. O reitor Orlando Amaral acompanhou o parlamentar em audiências no Ministério da Educação para tratar do tema.