Operação do Juizado da Infância e Juventude autua bar que vendia bebida a menores em Goiânia

Agentes de proteção da comarca de Goiânia realizaram uma operação no último fim de semana (18 e 19) e autuaram um bar e casa de narguilé no Setor Jardim Guanabara, que vendia bebida alcoólicas a adolescentes. Seis menores de idade, que estavam sem a companhia de pais ou responsáveis, foram retirados do local e entregues a suas famílias. A Guarda Metropolitana de Goiânia acompanhou a ação.

Operações do tipo são realizadas diariamente pelos agentes de proteção, ligados ao Juizado da Infância e Juventude da capital. As visitas são feitas de forma aleatória ou por denúncia anônima, como aconteceu neste caso. O telefone para reportar eventuais irregularidades é (62) 3018-8702.

Somente em janeiro deste ano, foram 16 autuações em estabelecimentos irregulares e 197 adolescentes retirados desses locais ou de eventos e entregues aos pais. Após autuação, o responsável pelo bar ou restaurante vai responder a processo judicial, pode pagar multa de três a 30 salários mínimos e ainda perder o alvará de funcionamento, caso não se adeque.

Pais ou responsáveis dos adolescentes recolhidos também são acionados pelo Juizado da Infância e Juventude. As meninas e meninos que foram encontrados consumindo álcool, cigarro ou em festas impróprias para a idade são convidados a irem com os familiares a assistirem a uma palestra na unidade judicial. Na ocasião, todos são alertados quanto aos problemas do consumo e do abuso dessas substâncias e os riscos à saúde e à vida social.

Para o diretor da Divisão de Agentes de Proteção da comarca de Goiânia, Cleyton Rocha, a atuação da equipe tem gerado resultados positivos junto à comunidade, no sentido de conscientização. “O trabalho dos agentes tem feito uma mudança no comportamento dos pais e filhos. Muitos não sabem da legislação e, muitas vezes, também não sabem o risco que os filhos estão correndo”.Fonte: TJGO