Novos diretores da Escola Judicial de Goiás são empossados com expectativa de construção de nova sede

Publicidade

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, empossou nesta sexta-feira (10) os novos diretor e vice-diretor da Escola Judicial de Goiás (Ejug). Assume a direção o desembargador Nicomedes Domingos Borges e, como vice, o desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas. Na solenidade, o chefe do Poder Judiciário adiantou que deve ser construída uma sede própria para a instituição de ensino.

Participaram também da solenidade o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson e o corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, entre outras autoridades.

Segundo Carlos França, “investir no aprimoramento da magistratura e do funcionalismo é fundamental, sendo um dos pilares para a melhoria da prestação jurisdicional, nosso maior compromisso com a sociedade goiana”. O presidente do TJGO destacou, ainda, os avanços da Ejug no último biênio, com a direção dos desembargadores Delintro Belo de Almeida Filho e Reinaldo Alves Ferreira, a quem agradeceu, e assegurou que a instituição segue com apoio irrestrito da Presidência do TJGO, fazendo votos de sucesso aos novos gestores da Ejug recém-empossados.

Papel primordial da Ejug

O presidente ainda endossou o papel primordial da Ejug na incorporação das novas forças de trabalho do TJGO. “Faz parte do escopo da instituição promover o curso de Introdução Funcional, para os novos servidores, empossados e o curso de formação Inicial para magistrados, inclusive daqueles que em breve ingressarão no Judiciário goiano”.

Em agosto do ano passado, a Ejug iniciou o primeiro curso de pós-graduação lato senso, com aula inaugural do ministro Luis Felipe Salomão. Em 2022, foram 21 cursos voltados para magistradas e magistrados, 83 para servidoras e servidores, além de 70 eventos e palestras – muitos abertos à comunidade e com transmissão ao vivo. Entre os destaques da agenda, a instituição trouxe nomes de peso do Sistema de Justiça, como ministros Luiz Fux, Antônio Saldanha Palheiro, Sebastião Alves Reis Júnior, e os filósofos Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé, como alguns exemplos.

Com o compromisso de disseminar conhecimento, o novo diretor da Ejug, desembargador Nicomedes Domingos Borges afirmou que “sua missão é investir em formação contínua de qualidade, integrando a comunidade externa”. Apesar de o local para a nova sede ainda não estar definido, o magistrado salientou que “vai realizar um esforço e está comprometido com o projeto”.

O ex-vice diretor, desembargador Reinaldo Alves Ferreira também se pronunciou para agradecer o apoio recebido pela Presidência do TJGO. “A gestão do presidente Carlos França é inovadora e entende o aprimoramento como fundamental. Dessa forma, foi possível alcançar metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam)”.