Mato Grosso do Sul: Saiu edital para agente penitenciário

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) de Mato Grosso do Sul divulgou edital de concurso público para a contratação de 438 profissionais no cargo de agente penitenciário estadual, que exige formação no nível superior. As áreas oferecidas são de segurança e custória (307 vagas), administração e finanças (87) e assistência e perícia (44). A remuneração é de R$2.940 mensais, e o concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Serão admitidas inscrições feitas no site da Fapems, organizadora, entre os dias 11 de janeiro e 8 de março de 2016. Haverá cobrança da taxa de inscrição no valor de R$183,20. Os pedidos de isenção devem ser feitos até o dia 22 de janeiro, na Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (Av. Desembargador José Nunes da cunha, s/nº, Parque dos Poderes, Bloco I, Campo Grande). Para portadores de necessidades especiais ficam reservadas 5% das vagas.

A seleção acontecerá em diversas etapas. A prova objetiva será aplicada no dia 3 de abril e contará com 80 questões sobre Língua Portuguesa e Conhecimentos de Legislação, além de Conhecimentos Específicos para as áreas de administração e finanças, e assistência e perícia, e Atualidades Brasileiras para a área de segurança e custódia. Os aprovados serão convocados para as demais fases: avaliação psicológica, exame de saúde, antropométrico e clínico, exame de aptidão física, prova de títulos e curso de formação. Além disso haverá investigação social, que será realizada durante todas as fases do concurso.