Juiz Jesseir faz curso nas universidades de Coimbra e Oxford

O juiz Jesseir Coelho de Alcântara começa no domingo a fazer um curso que terá aulas nas Universidades de Coimbra, em Portugal, e Oxford, na Inglaterra. Voltado para magistrados brasileiros, o primeiro módulo do curso será realizado em Coimbra e trata sobre Liberdade Religiosa, Liberdade de Expressão e Objeção de consciência.

A Universidade de Coimbra completou 727 anos em março passado. É uma das instituições de e nsino mais antigas do mundo, e a mais antiga e uma das maiores universidades de Portugal. Composta por 3 polos, 8 faculdades e 18 museus, a instituição conta ainda com o Jardim Botânico e o Estádio Universitário de Coimbra. A sua história remonta ao século seguinte ao da fundação da nação portuguesa, dado que foi criada a 1° de março de 1290, quando o rei D. Dinis I assinou em Leiria o documento Scientiae thesaurus mirabilis, criando a universidade, o qual foi intermediado e confirmado pelo Papa. Fixada definitivamente em Coimbra em 1537, sete anos depois todas as suas faculdades se instalam no antigo Paço Real da Alcáçova (denominado Paço das Escolas após a sua aquisição pela Universidade de Coimbra em 1597).

A universidade de Oxford é uma das mais importantes instituições de ensino do Reino Unido. É a mais antiga universidade do mundo anglófono e a segunda mais antiga da Europa. Apesar de não se conhecer a sua data de fundação, existem evidências de ensino naquele local desde 1096. A partir de 1167, quando o rei Henrique II proibiu os estudantes ingleses de frequentar a Universidade de Paris, a Universidade de Oxford expandiu-se rapidamente. Após várias disputas entre os estudantes e os habitantes da cidade de Oxford, em 1209 alguns acadêmicos decidiram mudar-se para Cambridge onde criaram o que se tornaria a Universidade de Cambridge. As duas “universidades antigas” são frequentemente apelidadas de “Oxbridge” e têm uma longa história de rivalidade.