O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) divulgou o número de editais on-line realizados pelos estados brasileiros nos três primeiros meses de 2023. Goiás é o quarto com maior número de publicações na plataforma. São 5.244 editais desde o início do ano.
Com esse número, o Estado do Centro-Oeste ficou atrás do Rio de Janeiro, com 6.945, de São Paulo, 5.254, e de Minas Gerais, com 5.127. No último mês de março, entretanto, Goiás foi a unidade federativa com o maior número, alcançando mais de 2 mil editais.
Neste primeiro trimestre do ano de 2023, o Registro de Imóveis do Brasil já contabiliza mais de 36 mil editais publicados oriundos de todo País. Porém, há ainda alguns estados que não estão totalmente integrados à plataforma, como Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte.
“É com muita satisfação que recebemos essa notícia, pois ratifica que os cartórios do Estado de Goiás estão empenhados em ofertar o melhor que a tecnologia disponibiliza para garantir a publicidade dos atos com segurança jurídica”, declara Igor França Guedes, Oficial do Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia(1ºRIGO) e presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (Sinoreg/GO).
Editais On-line
Lançada em 2018 pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), a plataforma foi criada para publicações de editais de bem de família, loteamento, retificação de registro, alienação fiduciária e usucapião.
Em 2022, Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e o Registro de Imóveis do Brasil (RIB) informaram que o envio de novos editais deveria ser feito somente pela plataforma oficial https://www.registrodeimoveis.org.br/editais-online, não mais pela plataforma “editais online” do IRIB, para unificar as plataformas eletrônicas e fortalecer o serviço registral de imóveis.