Goiânia sedia congresso sobre gestão de pessoas com deficiência

Será realizado em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, nos dias 9 e 10 de setembro, o I Congresso Goiano de Gestão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS. O objetivo do evento é qualificar gestores de recursos humanos e diretores de empresas com 100 ou mais empregados em relação ao preenchimento de dois a cinco por cento de seus cargos com reabilitados da Previdência Social e pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas. As empresas sediadas em Goiás que se encaixam nesse perfil foram notificadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás a participar do Congresso.

O evento é uma realização do Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho da Pessoa com Deficiência e Reabilitado pelo INSS (Fimtpoder), que tem por finalidade apoiar políticas públicas e desenvolver estratégias para promover a inclusão das pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho. Durante o Congresso serão discutidos os problemas relativos à contratação desses grupos vulneráveis. Segundo o Decreto nº 3.298/1999, pessoas com deficiência e reabilitado pelo INSS têm direito a cotas em empresas com 100 ou mais empregados.

“A realização desse Congresso pretende possibilitar que todos nós possamos participar da construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, principalmente através dos esclarecimentos quanto a condutas que vão contra esse ideal”, esclarece a procuradora-chefe do MPT em Goiás, Janilda Guimarães de Lima.