Especialistas debatem soluções para desenvolvimento da educação

A comissão temporária destinada a debater e propor soluções para o financiamento da educação no Brasil realiza na quarta-feira (9) audiência pública com a presença de Marta Teresa da Silva Arretche, professora da Faculdade de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP); Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); e José Francisco Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação.

Criada por iniciativa do presidente do Senado, Renan Calheiros, a comissão foi instalada em 1º de outubro de 2013 com o objetivo de buscar meios de viabilizar a alocação de recursos para o sistema educacional. A comissão, de dez integrantes, é presidida pela senadora Ângela Portela (PT-RR) e tem Cristovam Buarque (PDT-DF) como relator.

Em audiência anterior, realizada na última quarta-feira (2), especialistas convidados discutiram, entre outras questões, como elevar o desempenho dos estudantes brasileiros em testes internacionais. Na última edição do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), os brasileiros ficaram em 38º lugar entre os 44 países avaliados em raciocínio lógico, e também apresentaram desempenho abaixo da média em leitura, ciências e matemática.