Entidades de anistiados políticos em GO visitam o presidente da Comissão da Verdade

O secretário da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS), Edemundo Dias de Oliveira Filho, recebeu nesta terça-feira (11), no gabinete dele, representantes da Associação dos Anistiados Políticos de Goiás (Anigo) e do Comitê  Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (CEPCT-GO). Eles convidaram o secretário, que é o presidente da Comissão da Verdade em Goiás, para  estar presente na audiência pública sobre a luta pela posse da terra e as perseguições da ditadura militar na região de Trombas-Formoso, que será realizada no próximo dia 15(sábado), das 9h às 17h30, no auditório Costa Lima da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.

Estiveram presentes no encontro, o presidente do CEPCT-GO, Símaro Suail Jordão; o presidente da Anigo, Marcantônio Dela Côrte, e o seu vice-presidente, João Silva Neto. A reunião entre eles também foi acompanhada pelo Ouvidor da SAPeJUS, Edson Tadashi Sumida (foto). Edemundo Dias ficou feliz pelo convite, parabenizou os organizadores do evento e ressaltou a importância da discussão proposta para os trabalhos da Comissão da Verdade, a qual preside por determinação do governador Marconi Perillo.

A programação da audiência pública prevê depoimentos dos participantes da luta pela posse de terra em Trombas-Formoso, perseguidos políticos da ditadura militar em Goiás; palestra sobre o tema principal da audiência com o professor doutor Cláudio Maia, da UFG, autor da tese de doutorado que trata do assunto.  

Comissão da Verdade

A Comissão Estadual da Memória, Verdade e Justiça (CEMVJ) Deputado José Porfírio de Sousa foi criada em Goiás no dia 21/02, a partir do ato do Governador Marconi Perillo com a publicação no Diário Oficial do Estado, na qual estabelece a finalidade, atribuições e as entidades da sociedade civil goiana que comporão a referida Comissão. O decreto do governador estabelece a criação da comissão no âmbito da Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS), tendo à frente o gestor da pasta, Edemundo Dias de Oliveira Filho.

A partir de então, a secretaria iniciou a comunicação com os órgãos integrantes para que indiquem seus representantes. Em Goiás, a Comissão leva o nome do Deputado José Porfírio de Sousa, que foi um líder camponês, cassado e preso pelo regime militar de 1964, dado ainda como desaparecido, e integrante principal da chamada Revolta Camponesa de Trombas e Formoso, ocorrida na década de 50 no Estado.