Emissão de passaportes em Goiás é uma das mais rápidas do Brasil

O prazo de emissão de passaportes pela Polícia Federal em Goiás é um dos menores do País. Atualmente são necessários seis dias úteis, em média, para obtenção do documento, do pedido à entrega. Em outras parte do Brasil, há prazos que levam até 60 dias, é o caso do Rio de Janeiro. Em Goiás, o documento é emitido em três unidades do Vapt Vupt – uma delas (Cidade Jardim) opera ainda em caráter experimental e prestes a ser oficializada. As duas principais unidades funcionam nos shoppings Araguaia e Buena Vista.

Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Leonardo Vilela, a parceria do governo estadual com a Polícia Federal é importante para a prestação de serviços ao cidadão, garantindo novas unidades de emissão de passaporte nos Vapt Vupt de Anápolis e Jataí. “O Vapt Vupt cumpre o papel de ser um agente de serviços públicos estaduais e procuramos incluir nesse rol serviços municipais e também federais.

A emissão de passaportes é um bom exemplo da amplitude de atendimento que temos atualmente no programa e vamos manter a política de expandir e melhorar cada vez em prol do cidadão”, afirmou o secretário.

Segundo dados da Superintendência da PF em Goiás, no último mês de outubro o número de passaportes emitidos em Goiás subiu 23% em relação ao mesmo mês do ano passado (4.543 contra 3.687). No Brasil, no mesmo período comparativo, o crescimento foi de 21% (217.789 contra 178.671). O delegado da Polícia Federal, Umberto Ramos, atribui os números à parceria com o Vapt Vupt, o que confere qualidade ao atendimento que a repartição federal oferece em Goiás.

Atendimento
O delegado da PF Umberto Ramos Rodrigues diz que, por causa da parceria com o Vapt Vupt, o serviço de emissão de passaporte em Goiás tem um ambiente mais confortável. “O Vapt Vupt tem know how no atendimento ao público, nos oferece um ambiente diferenciado, o que ajuda a melhorar nossa produtividade. Nos outros estados é comum o cidadão ir buscar seu passaporte e se deparar com uma operação policial, gente chegando algemada e uma movimentação pouco amigável. Aqui em Goiás não tem nada disso. Melhoramos nossos indicadores, nos tornamos referência nesse serviço no Brasil e até temos atraído usuários de outros estados em busca do documento”, explica o delegado citando atendimentos a pessoas de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.

Falando dos casos especiais, em que o prazo para obtenção do passaporte pode ser ainda menor, Umberto Ramos cita pedidos relacionados (e comprovados) a problemas de saúde (inclui cônjuge ou parente até o segundo grau), proteção do patrimônio, necessidade de trabalho no exterior, ajuda humanitária e interesse da Administração Pública. “Mas é bom lembrar que não são considerados casos de urgência ou emergência viagens de turismo ou passaportes vencidos com viagem próxima ou ainda necessidade de vistos, pois não são concedidos vistos em passaportes de emergência”, observa o delegado.