Eleitores surdos terão auxílio em Libras, em Goiás, nas eleições do próximo domingo

Publicidade

Nas eleições municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) implementará, mais uma vez, a Central de Libras, recurso de acessibilidade que permitirá aos eleitores surdos ou com deficiência auditiva o acesso a intérpretes de Libras via videochamada durante os dois turnos do pleito.

A ação faz parte do Projeto Eleições Inclusivas, que busca garantir a plena participação de pessoas com deficiência auditiva no processo eleitoral. De acordo com Alisson Barboza Azevedo, da Assistência de Sustentabilidade (ASSUS) do TRE-GO, os eleitores poderão solicitar o auxílio por meio dos supervisores de prédio ou coordenadores de acessibilidade, que os orientarão sobre como utilizar o serviço. Após o pleito, a Central de Libras funcionará de forma permanente para auxiliar no atendimento aos eleitores.

A inclusão será facilitada por cartazes com QR Codes, que estarão disponíveis em todas as seções eleitorais, permitindo o contato direto com a Central de Libras via WhatsApp, nos números (62) 3920-4057 ou (62) 3920-4058. O atendimento funcionará no dia da votação, das 8h às 17h.

Com essa iniciativa, o TRE-GO tenta garantir que eleitores surdos tenham total apoio para exercer seu direito ao voto de maneira autônoma e acessível.