Deputado propõe título de cidadania goiano ao ministro Joaquim Barbosa, do STF

Por iniciativa do deputado Simeyzon Silveira (PSC), já está tramitando na Assembleia Legislativa de Goiás um projeto de lei concedendo o título de cidadão goiano ao mineiro Joaquim Barbosa, ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A propositura foi assinada pela maioria dos 41 deputados estaduais e pode ser aprovada por unanimidade.

Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu (MG), e possui vida acadêmica admirável. Ele começou sua trajetória profissional como oficial de Chancelaria no Ministério de Relações Exteriores, onde trabalhou como advogado do Serviço Federal de Processamento (Serpro), incluindo passagem pelo Ministério da Saúde, Ministério Público Federal e Embaixada do Brasil em Helsinki (Finlândia).

Em sua justificativa para a homenagem, o deputado do PSC lembrou ainda que o ministro Joaquim Barbosa possui título de doutor e mestre em Direito Público pela Universidade de Paris. Vale lembrar também que o presidente do STF ganhou admiração e notoriedade em todo o Brasil pela sua atuação como relator da Ação Penal 470, também conhecida como Mensalão, na qual foram julgados e condenados agentes públicos e privados que cometeram corrupção.

“Por tudo isso – completou Simeyzon Silveira —, o Estado de Goiás deve reconhecer o seu trabalho e conceder esta distinta homenagem por ser da mais inteira justiça.”