Defensoria Pública convoca audiência pública para discutir a repercussão da não retomada das aulas presenciais em Goiás

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) realizará audiência pública para debater e contribuir para o levantamento de informações sobre as repercussões da (não) retomada das aulas presenciais de instituições de ensino públicas e privadas para a população em situação de vulnerabilidade em Goiás. A audiência pública será realizada em ambiente e plataforma virtual, em 31 de agosto (segunda-feira), das 14h às 16h.

O objetivo da audiência pública é possibilitar que pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, incluindo estudantes, pais e mães, professores e trabalhadores da Educação, tenham a oportunidade de participar e de se manifestar sobre o tema, que será discutido considerando o atual contexto da pandemia do novo coronavírus.

Para o direcionamento da audiência pública, bem como para a antecipação e a ampliação da escuta social, uma enquete com o tema “Retomada das aulas presenciais de instituições de ensino público e privadas no Estado de Goiás no ano letivo de 2020” será promovida e divulgada nas redes sociais da DPE-GO até o dia 31 de agosto. As perguntas buscam traçar o perfil dos participantes e coletar informações sobre acesso à internet e às plataformas de educação on-line, por exemplo. A enquete ficará disponível no site institucional www.defensoria.go.def.br

Participação
A mesa de trabalho da audiência pública será composta por convidados que possam representar contextos de vulnerabilidades, seja pela perspectiva governamental ou pela sociedade civil. Eles participarão na qualidade de expositores, que terão até cinco minutos para fazer cada exposição. A lista de pessoas confirmadas para a composição da mesa será divulgada publicamente no site da DPE-GO.

Qualquer pessoa interessada poderá acompanhar os trabalhos da audiência pública, que será transmitida pelas redes sociais da Defensoria Pública, além de realizada em sala de reunião virtual. A participação poderá ocorrer na forma estabelecida pelo Edital de Convocação. Já as pessoas interessadas em participarem na sala de reunião virtual deverão se inscrever em link a ser disponibilizado nas redes sociais da instituição.

Após a fala dos expositores, será permitida a participação dos demais presentes na sala de reunião virtual, mediante inscrição a ser realizada durante a própria audiência.

A fim de permitir ampla participação, as pessoas interessadas que se encontrem em situação de dificuldade de acesso a instrumentos e ferramentas tecnológicas, poderão acompanhar e participar da audiência pública junto à Sede Administrativa da DPE-GO, após solicitação prévia. A solicitação deverá ser feita até o dia 28 de agosto (sexta-feira) por contato telefônico (whatsapp: 62 98307-0239) ou de forma presencial no endereço (Alameda Cel. Joaquim de Bastos, nº 282, Qd. 217, Lt. 14, Setor Marista, CEP: 74175-150, Goiânia – GO). O acesso às ferramentas e instrumentos condiciona-se à observância dos protocolos sanitários de prevenção à disseminação da Covid-19 previstos pela instituição.