CNJ está com inscrições abertas para seminário on-line sobre automação avançada no Pje

A partir do próximo dia 24 de abril, às 14h30, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia o Programa de Formação para Automação Avançada no Processo Judicial Eletrônico (PJe). Nesta primeira etapa, serão oferecidos quatro webinários com o tema “Nova metodologia para construção de fluxos no PJe”. O objetivo é preparar o usuário para otimizar e automatizar os fluxos do sistema.

Webinário é o nome, de origem do inglês web-based seminar, que designa seminários transmitidos pela internet. O CNJ prevê outros eventos com temáticas voltadas a automação, tais como: a utilização de Interface de Programação de Aplicativos (APIs – sigla em inglês de Application Programming Interface) para integração com serviços externos, robotização e o uso da inteligência artificial.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. Os interessados podem participar apenas assistindo aos cursos pela web ou com a realização de exercícios práticos e de desafios para implementação das soluções mostradas, com aprofundamento do conhecimento no modelo Educação a Distância (EAD).

O encontro de abertura, no dia 24 de abril, também servirá para apresentação do Programa de Formação, que funcionará de modo permanente, com o objetivo de elevar o nível de automação do sistema. Além de proporcionar uma constante orientação aos tribunais, o programa estimula o aproveitamento das soluções já existentes e a amplificação das experiências acumuladas.

Na avaliação do juiz auxiliar da Presidência do CNJ e gerente-executivo do PJe, Bráulio Gusmão, o sistema se tornou uma ferramenta essencial no momento em que o trabalho virtual está definitivamente integrado à rotina do Poder Judiciário. “A evolução do sistema, no seu código e na sua metodologia de configuração de fluxos, permitiu identificar que há grande espaço para melhorias, com baixa necessidade de codificação. Como uma verdadeira caixa de ferramentas, o PJe nos apresenta neste momento inúmeras possibilidades.”

Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são voltados para analistas de negócios e analistas de sistemas com especialidade em desenvolvimentos de fluxos no PJe. Para o primeiro webinar, também são esperados os magistrados e gestores que atuam à frente do PJe.

Programa:

24/04/2020
Apresentação do Programa de Formação para Automação Avançada no Pje;
Nova metodologia para construções de fluxos no PJe utilizando mini fluxos;
Benefícios e vantagens do mini fluxo;
Organização das tarefas baseadas em eventos;
Início da configuração e desenvolvimento do fluxo do projeto.
30/04/2020

Controlando a não utilização de nós de desvios;
Chamada de outros fluxos a qualquer momento (fluxos “ad hoc”);
Backup automatizado do fluxo e envio ao repositório do projeto;
08/05/2020

Implementação de fluxos paralelos;
Instruções SQL em fluxos para atender ausência de EL’s pelo sistema.
15/05/2020

Utilizando parâmetros de controle em fluxos;
Separação de tarefas de arquivamento em localização específica;
Migrando um fluxo atual para o modelo de mini fluxos.