CMEI do Parque Atheneu receberá o nome do promotor de Justiça João Neder

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que será inaugurado pela Prefeitura de Goiânia no Parque Atheneu receberá o nome de João Neder, em homenagem ao promotor de Justiça que faleceu aos 80 anos, no dia 27 de julho de 2014.  Filho de imigrantes libaneses, ele nasceu em 1934 em Alfenas (MG) e veio para Goiânia na década de 1950.

João Neder, que é pai do advogado Alex Neder, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalista (Abracrim) de Goiás, foi líder estudantil e um dos que lutaram pela criação da Universidade Federal de Goiás. Durante a ditadura, ele foi detido 22 vezes por questões eminentemente ideológicas e políticas. Em uma delas, na frente do hospital em que o filho Alex havia acabado de nascer, em 12 de setembro de 1964.

O homenageado também foi radialista e jornalista combativo, lutando pela liberdade de expressão. Em meio a muitas dificuldades, prestou concurso e se tornou promotor de Justiça, passando ao longo da vida profissional por 42 promotorias de Justiça. Aposentou-se na década de 80 e voltou à advocacia.

Alex Neder garante que a homenagem ao pai enche a sua família de orgulho e gratidão. “Durante toda sua vida jurídica, 58 anos, meu pai sempre valorizou a educação como instrumento de transformação do homem”, frisou lembrando que o projeto de lei para nomear o CMEI como o nome do genitor é de iniciativa do vereador Carlin Café. O PL, aprovado pela Câmara Municipal, foi sancionado pelo prefeito Iris Rezende, que foi colega de universidade do João Neder, “que sempre declarou seu amor por Goiânia”.