O Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc) da Seção Judiciária de Goiás recebe até o dia 15 de maio as inscrições para o curso para capacitação de conciliadores voluntários. Ao todo, serão oferecidas 11 vagas em dois módulos de atividades, compostos por parte teórica, com 40 horas/aula; e o prático, com 60 horas de estágio supervisionado. Acesse aqui o edital e o formulário de inscrição.
Podem participar graduados em qualquer curso superior ou estudantes do 3º ano ou 5º semestre de graduação em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, juntar os documentos solicitados em edital e enviar para o e-mail cejuc.go@trf1.jus.br.
Após essa etapa, o Cejuc fará convocação para entrevista pessoal. Os aprovados receberão um e-mail com os dados e a forma de acesso ao curso teórico, que será realizado na modalidade EAD, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Módulos
O curso terá dois módulos: o teórico, na modalidade à distância, promovido pelo CNJ; e o prático, que ficará a cargo do realizado pelo SistCon e pelo CEJUC, com atividades práticas supervisionadas.
Ao final, os aprovados no curso receberão o certificado de atuação como conciliador. A atuação como conciliador voluntário serve para contagem de tempo de atividade jurídica, conforme a Resolução CNJ n. 75/2009 e a Resolução CNMP n. 40/2009. O título também confere pontuação na prova de títulos nos concursos dos Tribunais Regionais Federais, de acordo com a Resolução CJF 32/2008.
Como contrapartida à formação, o conciliador deverá atuar durante um ano, no mínimo, no Cejuc, onde fará o estágio supervisionado, conforme previsto em edital.