Campanha da OAB-GO alerta para os casos de abandono de animais durante as festas de fim de ano

Não Abandone seu Melhor Amigo. Esse é o mote da campanha lançada pela Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal (CEPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). Ela tem por objetivo alertar a população sobre o aumento dos casos de abandono de animais durante as festas de fim de ano.

Segundo a presidente da comissão, Pauliane Mascarenhas, os casos de abandono aumentam nesta época do ano. “As famílias saem de viagem e, não tendo com quem deixar seus animais, acabam abandonando os bichos. Animais não são coisas, são vidas. Antes de adquirir um animal de estimação pense em todas as consequências, nos cuidados necessários e, caso não possa tê-los, não os adquira ou adote”, afirma.

Pauliane ainda alerta que o abandono é crime no Brasil, previsto no artigo 32 da Lei federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). “Além disso, animais doentes constituem riscos de zoonoses para outros animais e pessoas, em um ciclo que acaba demandando atenção e consequentemente maior gasto de recursos públicos. Abandonar animais é cruel, não é bom nem para os animais nem para as pessoas.”