Ações envolvendo bancos podem ser agendadas para Semana Nacional da Conciliação

Publicidade

Cidadãos com dívidas em instituições financeiras terão mais um canal para o diálogo em busca de uma solução para seus problemas. Isso porque, pela primeira vez, a Associação de Bancos (Asban) e 1 Câmara de Conciliação e Mediação de Conflitos Financeiros e Ambientais aceitaram participar da 14ª edição da Semana Nacional de Conciliação, que será realizada de 4 a 8 de novembro em Goiás.

O evento já previa mediação nas áreas cível, de família, execução fiscal do município e do Estado, e, agora, haverá processos envolvendo questões financeiras. “Esse ano, com a parceria com a Asban pretendemos canalizar também para a semana da conciliação a solução de conflitos relacionados a contratos bancários, com a possibilidade de melhores condições para que as pessoas possam resolver seu problema”, ressalta o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO (Numepec), juiz Romério do Carmo Cordeiro.

O magistrado enfatiza que a conciliação está disponível o ano todo, por meio das unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), no entanto, “nessa semana, empreende-se um esforço maior no sentido de resolver os conflitos, trazendo as partes para o diálogo e formalização de possíveis acordos”.

De acordo com informações do presidente da Asban, existem cerca de 29 mil processos judiciais ajuizados referentes a questões financeiras, onde as instituições bancárias são parte. “A partir da assinatura dessa parceria, nós estamos trabalhando dentro do espírito da semana da conciliação, atuando nesse esforço de buscar a pacificação e favorecer a atividade econômica”, enfatizou o presidente Mário Fernando. Consumidores com dívidas de financiamento de veículos, cheque especial, cartão de crédito e bens de consumo ou operações da carteira comercial já podem procurar a Câmara de Conciliação e Mediação na sede da Asban, na Rua 83, nº 407, no Setor Sul. Com informações do TJGO