Segplan realiza fórum sobre atendimento ao cidadão

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), realizou nesta sexta-feira, 13,  no Clube de Pesca Lago Verde, em Goiânia, o 2º Fórum de Melhoria do Serviço Público e Atendimento ao Cidadão. Mais de  2 mil servidores públicos estaduais, que atuam na prestação de serviço e no atendimento ao cidadão, mais precisamente no Vapt Vupt, participaram do evento. Também estiveram presentes representantes de Minas Gerais (onde o serviço é chamado de UAI) e da Bahia,  que discorreram sobre as experiências de seus Estados na prestação de serviços públicos ao cidadão.

O Fórum foi aberto às 8h30 pelo secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, e pelo superintendente do Vapt Vupt e Atendimento ao Público, Luiz Borges da Cruz. Pela manhã, realizou-se um painel expositivo sobre a Experiência de Multisserviços nos Estados.

À tarde, o secretário Giuseppe Vecci apresentou o Programa de Inovação e Modernização do Vapt Vupt Atendimento Segmentado e a Segmentação do Atendimento ao Público. Em seguida, o consultor e escritor José Rafael de Medeiros palestrou sobre  técnicas de motivação, palestra denominada “Saia da multidão, faça diferente, faça a diferença”. Por fim, representantes de órgãos estaduais que atuam diretamente na prestação de serviços ao cidadão assinaram  um documento, o Pacto de Melhoria do Serviço Público e Atendimento ao Cidadão.

“O Vapt Vupt tem sido, ao longo desses 14 anos, um dos principais projetos deste governo, um projeto exitoso”, assinala o secretário.”Mas nós não estamos nos acomodando aos altos índices de satisfação da população”, ressalva. Na visão político-administrativa do secretário, deve-se melhorar continuamente e buscar a perfeição. Daí ele ter dito em seu discurso de abertura do evento que “quando está bom, é porque está perto de melhorar”.

O seminário é, assim, uma jornada de trabalho, e não uma festividade confraternizatória. “Nos reunimos aqui”, disse Vecci, “para discutir formas de melhorar a qualidade e a produtividade das 46 unidades de Vapt Vupt existentes no Estado de Goiás”, informa.

A meta do governo do Estado é chegar a 80 unidades do Vapt-Vupt até o final do próximo ano. Além da expansão generalizada da  rede, a Segplan trabalha na segmentação do serviço. Isso explica a criação do Vapt Vupt Empresarial, do Vapt Vupt do Servidor Público e do Vapt Vupt do Idoso e das pessoas portadoras de deficiência física.

A criação de um Vapt Vupt para o Idoso e o deficiente, segundo Vecci, “não é para segregar, mas para ter referências para, cada vez mais, prestar um serviço melhor ao nosso cliente, que é o cidadão”.