Grávida atingida por barra de aparelho de musculação em academia de Goiânia será indenizada

Publicidade

Uma mulher grávida que foi atingida na cabeça pela barra de um aparelho de musculação durante treino em uma academia de Goiânia será indenizada por danos morais e materiais. O juiz respondente Pedro Ricardo Morello Brendolan, da 4ª Vara Cível da capital, fixou em R$ 3 mil a indenização por danos morais, além de R$ 152,70 por danos materiais e R$ 170,18 por repetição de indébito.

O acidente ocorreu em 21 de fevereiro de 2026, quando a mulher utilizava o aparelho conhecido como “puxada alta”. Segundo relatado na ação, a barra se desprendeu do gancho de sustentação e atingiu a região craniana da aluna.

A autora afirmou que o equipamento apresentava defeito e desgaste. Após o impacto, disse ter permanecido sentada, com dor intensa, sem receber auxílio imediato dos funcionários da academia, sendo inicialmente amparada por outra frequentadora.

Ainda conforme a ação, uma instrutora teria questionado se ela continuaria o treino, sem prestar os primeiros socorros. Diante da situação, a mulher chamou o marido, que a levou a um hospital.

Durante o atendimento médico, um exame preliminar revelou que ela estava grávida. Por essa razão, não foi realizada tomografia de crânio, circunstância que, segundo a autora, lhe causou angústia.

Após o episódio, ela solicitou o cancelamento do plano da academia. Mesmo assim, houve cobrança de mensalidade, o que levou também ao pedido de repetição do indébito.

Defesa atribuiu acidente à aluna

A academia sustentou culpa exclusiva da consumidora. Alegou que o acidente teria ocorrido por conduta imprudente da aluna, que não teria sabido posicionar ou recolocar corretamente a barra no aparelho.

Durante o processo, a empresa foi instada a apresentar as imagens das câmeras de segurança, mas informou que não poderia juntá-las porque o sistema sobrescrevia as gravações após 30 dias.

Dever de preservar as imagens

Ao analisar o caso, o juiz considerou que a relação entre as partes era de consumo e que a vulnerabilidade da consumidora era presumida.

Segundo o magistrado, cabia à academia preservar as imagens que poderiam esclarecer as circunstâncias do acidente. Para ele, a ausência das gravações autorizava a incidência do artigo 400 do Código de Processo Civil.

“A não apresentação das imagens, cuja produção era ônus da ré, atrai a aplicação do disposto no artigo 400 do Código de Processo Civil, que autoriza o juiz a admitir como verdadeiros os fatos que, por meio do documento, a parte pretendia provar”, registrou.

O juiz acrescentou que a narrativa da autora também foi acompanhada por outros elementos, como prontuários médicos e fotografia do gancho apontado como defeituoso.

Com isso, entendeu configurado o defeito na prestação do serviço, tanto pela falha de manutenção do equipamento quanto pela omissão de socorro.

Ao final, a academia foi condenada ao pagamento de R$ 3 mil por danos morais, R$ 152,70 por danos materiais e R$ 170,18 a título de repetição de indébito. Com informações do TJGO

Processo 5303208-38.2026.8.09.0051.