3ª Edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa quer atingir público que frequenta bares e restaurantes

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), chefiada pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, promove a 22ª edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. O evento tem como marco o Dia Internacional para eliminação da Violência contra a Mulher, lembrado no dia 25 de novembro. A abertura será nesta segunda-feira, às 9 horas, no Auditório da Escola Judicial de Goiás (Ejug), com a apresentação do Projeto “A Penha Vai Valer”.

Com o objetivo de prevenir e informar sobre formas de violências cometidas contra as mulheres, por meio da divulgação de material gráfico e mídias digitais, o projeto A Penha Vai Valer é uma parceria da Coordenadoria da Mulher com a Associação de Bares e Restaurantes de Goiás (Abrasel-GO) e o Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares). A intenção é atingir o público que frequenta bares e restaurantes, assim como o serviço de delivery, informando como a violência contra a mulher deve ser denunciada. A parceria contempla ainda a formação de atendentes sobre como proceder, caso presenciem atos de violência contra mulheres.

A Assistente Social da Coordenadoria da Mulher, Sherloma Scarlet Fonseca Aires, uma das autoras do projeto, esclareceu que a ideia é atingir o maior número de proprietários de bares e restaurantes e agir rápido nesse ambiente, sabidamente propício à violência, uma vez que envolve o consumo de bebidas alcoólicas. “Com essa ação, além de informação, ofertamos também apoio para as vítimas”, afirmou.

Palestras

A programação do evento, que vai até a sexta-feira (25), prevê ações como palestras relacionadas ao tema de combate à violência contra as mulheres e ações sociais. Na quarta-feira (23), entre as 13h30 e 17 horas, na Escola Municipal São Francisco de Assis, em Aparecida de Goiânia, o vice-coordenador da Coordenadoria da Mulher, juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, fará palestra sobre o tema Educação e Justiça: prevenção e combate à violência doméstica contra as mulheres.

“É muito importante trabalhar esse tema nas escolas, porque, além de formar cidadãos conscientes de que as mulheres não são posse de ninguém, que são seres independentes, com direitos iguais e que devem ser tratadas com respeito, a iniciativa leva a esse meio formas de denúncia, muitas vezes são desconhecidas desse público”, afirmou o magistrado.

Ações

A programação da Semana da Justiça Pela Paz em Casa inclui ainda práticas sociais como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, promovidas pelo Laboratório Núcleo, e corte de cabelo feminino ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além de atendimentos jurídicos e psicológicos feitos em parceria com a Universidade Salgado de Oliveira. Os serviços serão realizados na Escola Municipal São Francisco de Assis em Aparecida de Goiânia, das 13 às 17 horas.

Jornada

Esta edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa abriga ainda, na sexta-feira (25), a 2ª Jornada Municipal da Guarda Civil Metropolitana sobre Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres, no Auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, na sede do TJGO, das 8 às 17h30.

Veja programação da Jornada abaixo:

Horário: 8 às 17h30
08 h – Cerimônia de abertura com autoridades
09 h – Palestra: Violência Doméstica e Familiar contra as mulheres, Lei Maria da Penha,
Direitos Humanos e Lei do Feminicídio; – Dr. Vitor Umbelino Soares Junior
09:45 – Perguntas – Tempo livre para debate e perguntas
10 h – Palestra: Atuação do Ministério Público
10:45 – Perguntas – Tempo livre para debate e perguntas
11:00 – Palestra: Atuação da Defensoria Pública – Dr. Tatiana Bronzato.
11:45 – Perguntas – Tempo livre para debate e perguntas
12:00 – Intervalo
Almoço: Horário: 12:00 às 13:30
Palestras do período vespertino
13:30 – Atendimento da Patrulha – Coordenadora do Programa Patrulha Mulher Mais
Segura – Luíza Sol
14:15 – Palestra: Interseccionalidades e Ciclo da Violência – Sherloma Starlet Fonseca
15:00 às 15:30 – Tempo livre para debate e perguntas
15:30 – Palestra: Procedimento no atendimento à vítima de violência doméstica e familiar,
escuta ativa, discussões de caso. Delegada: Ana Scarpele
16:15 – Palestra: Violência de gênero – Gabriela Handam
17:00 – Tempo livre para debate e perguntas
17:30 – Encerramento