Deputados goianos apresentam na Câmara propostas para evitar apreensão de veículo por atraso de impostos

Dois deputados goianos apresentaram Projetos de Lei na Câmara Federal para evitar a chamada Blitz do IPVA. Uma das propostas, o PL 8494/17 de autoria do deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO), proíbe a apreensão ou remoção de veículo por autoridade de trânsito em função de atraso no pagamento de tributos, taxas e multas ou falta de porte de documento. A proposta também proíbe a cobrança em conjunto de multas, do seguro obrigatório, do licenciamento e do IPVA, determinando que seja facultado o pagamento em separado e obrigando que os Detrans entreguem esses documentos.

O projeto se assemelha ao pedido feito pela seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) recentemente à Justiça Goiana, em uma Ação Cível Pública contra o Estado. Em dezembro do ano passado, a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, Zilmene Gomide da Silva Manzolli concedeu concedeu decisão para impedir o Estado de apreender veículos em razão de débitos com IPVA. No último dia 12, porém, o desembargador Zacarias Neves Coelho suspendeu a medida até o julgamento do mérito da decisão. A OAB pretende recorrer.

Deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO).

Ato abusivo
Na justificativa do PL, Cruvinel salienta que o Estado não pode fazer a apreensão do veículo por falta do pagamento do licenciamento, do IPVA, ou de qualquer outro tributo, pois trata-se de um ato abusivo de poder de polícia. “Apreender o veículo por atraso nos impostos é o mesmo que expulsar a pessoa de sua casa por ter atrasado o IPTU”, completa.

Para o parlamentar, o procedimento adequado para a cobrança em caso de inadimplemento de tributo seria “a notificação do contribuinte, instauração de procedimento administrativo fiscal, em que seria assegurado a ampla defesa e contraditório e em seguida, se esgotada a fase administrativa com a constituição definitiva do crédito tributário, a inclusão do débito em dívida ativa”.

A medida prevista no PL 8494/17, abrange Departamentos de Estradas de Rodagem dos Estados da Federação e do Distrito Federal (DER); Detrans dos Estados e do Distrito Federal;Conselho Nacional de Trânsito (Contran); Departamento Nacional de Trânsito (Denatran);Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER);Polícia Rodoviária Federal; e a Polícia Militar dos Estados e do Distrito Federal. A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deputado Fábio Sousa (PSDB-GO).

Licenciamento
Já o Projeto de Lei 8152/17, de autoria do deputado Fábio Sousa (PSDB-GO), altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB- Lei 9503/97 ) para estabelecer que o veículo poderá ser licenciado apenas com a quitação de débitos relativos à taxa de licenciamento. Atualmente, a legislação exige que sejam quitados todos os tributos, encargos e multas, de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.

Sousa argumenta que a redação do CTB permite as chamadas “Blitz do IPVA”, “que em verdade representam verdadeiro confisco do veículo dos contribuintes como forma de forçar o pagamento de imposto”. Ele observa, ainda, que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio da Súmula 127, já decidiu ser ilegal condicionar a renovação da licença de veículo ao pagamento de multa, da qual o infrator não foi notificado.

O projeto insere novo artigo no CTB para determinar que o licenciamento do veículo deve se processar com o pagamento da taxa de licenciamento e não pode ser condicionado ao pagamento de outra obrigação tributária, como do imposto sobre veículos automotores (IPVA) ou ao pagamento de multas. A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Leia mais
Justiça de Goiás impede apreensão de veículos com IPVA atrasado
Desembargador suspende decisão que impedia apreensão de veículos com IPVA atrasado. OAB-GO vai recorrer