
A Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica (FIFCJ) e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) promovem, entre os dias 27 e 30 de maio de 2025, o XXV Congresso da FIFCJ, que terá como tema central “Inteligência Artificial e Género”. O evento ocorrerá no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e contará com a presença de renomadas autoridades jurídicas, como a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, e a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lobo.
Sob a coordenação geral de Manoela Gonçalves, presidente da ABMCJ e FIFCJ, o congresso proporcionará um espaço de discussão interdisciplinar sobre os desafios e oportunidades que a IA apresenta no contexto das questões de gênero. Dentre os principais temas abordados, estarão a inclusão feminina na tecnologia, o impacto da IA na carreira das mulheres no direito e a criação de ambientes de trabalho mais igualitários.
As inscrições para o evento já estão abertas e também garantem a participação no processo de submissão de artigos científicos, que comporão a obra coletiva “Inteligência Artificial e Género: Múltiplos Olhares”. Os interessados podem escolher entre duas linhas de pesquisa: os impactos da IA nas desigualdades de gênero ou as intersecções entre privacidade, gênero e tecnologias emergentes. Os artigos devem ser enviados até 24 de janeiro de 2025 e estarão disponíveis tanto em formato digital quanto impresso.
Brasília, cidade símbolo da modernidade e justiça, foi escolhida como sede do evento por sua representatividade e história. O congresso promete ser um marco nas discussões sobre o uso da IA de forma ética e inclusiva, reforçando o compromisso da FIFCJ e da ABMCJ com a igualdade de gênero e a inovação tecnológica.
Informações e inscrições para o evento estão disponíveis no link https://congressofifcj.com.br/