TRT de Goiás fará sessão de cinema com exibição de filme sobre trabalho escravo

No dia 14 de dezembro, às 15 horas, o TRT-18 realizará a exibição do filme Pureza (2019) no Auditório dos Goyazes. O evento marca o encerramento das atividades do Programa Trabalho Seguro em Goiás no ano de 2023 e tem como objetivo promover uma reflexão sobre o trabalho análogo à escravidão. A sessão de cinema é aberta a todos e contará com a distribuição de pipoca, refrigerante e chocolate aos espectadores.

Os gestores do Programa Trabalho Seguro no TRT-18 convidam magistrados, servidores, estagiários, terceirizados, integrantes da advocacia, sindicatos e público externo para participarem da sessão.

O evento conta com apoio da Associação dos Servidores da Justiça Trabalhista do Estado de Goiás (Asjustego), Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18), Associação Goiana da Advocacia Trabalhista (Agatra), Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), Ministério do Trabalho e Emprego, OAB-GO, MPT-GO, Adial Log, Federação dos Trabalhadores na Indústria nos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (FTIEG-TO-DF), Sindiposto e Coca-Cola.

Sobre o filme

Dirigido por Renato Barbieri e protagonizado por Dira Paes, o filme Pureza (2019) é inspirado no caso real de uma mãe que sai em busca de seu filho desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Durante a busca, a mulher acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela se emprega em uma fazenda onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, a protagonista retorna à floresta para registrar provas.

Sobre o programa

O Programa Trabalho Seguro, da Justiça do Trabalho, visa a formulação e a execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O principal objetivo da iniciativa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos. O Programa Trabalho Seguro no TRT-18 é coordenado pelo desembargador Welington Peixoto.