TRT de Goiás alerta que não envia intimações trabalhistas por e-mail

Texto de e-mail falso enviado em nome do TRT

Você já recebeu uma mensagem de e-mail na qual o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) faz uma intimação para comparecimento em audiência? Cuidado! Internautas mal intencionados podem estar tentando acessar suas informações pessoais. O número de pessoas que recebem esse tipo de mensagem é cada vez maior.

Essas mensagens são conhecidas como phishing scam. A palavra phishing, criada pelos fraudadores, vem de uma analogia com o termo fishing, que significa pescaria em inglês. Elas funcionam como iscas para “pescar” senhas e outros dados do usuário, sobretudo informações bancárias. Geralmente, as mensagens sugerem que é preciso baixar um arquivo ou clicar em algum link. Se a vítima seguir a orientação do e-mail, ela poderá infectar o computador involuntariamente com programas maliciosos.

As falsas mensagens que chegam para usuários externos como se fossem da Justiça do Trabalho tratam do comparecimento em audiência de testemunha ou de outros assuntos. Portanto, se você receber algum e-mail nesse sentido, saiba que o TRT18 não envia intimação trabalhista por correio eletrônico.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (STI) do Tribunal orienta que as pessoas não abram esses e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente.