Sociedades de Advogados de Goiânia inovam e criam Programa de Estágio Trainee

trainee 2

Wanessa Rodrigues

Estudantes de Direito de Goiás terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia da advocacia ainda na graduação. Com o foco em levar formação aos acadêmicos, três Sociedades de Advogados implantaram o Programa de Estágio Trainee, que vai oferecer três vagas de estágio trainee, com previsão de um ano de atividades. O programa será desenvolvido em sete etapas distintas, vivenciadas junto aos três escritórios (GMPR Advogados, Lara Martins Advogados e Rodolfo Otávio Mota Advogados), que receberão os estudantes de modo compartilhado e rotativo (Job Rotation).

O Programa começa na primeira semana de agosto e dura um ano, com previsão de término ao final do mês de julho de 2016. Podem participar estudantes que cursam entre o 5º e o 8º períodos de Direito. A pré-inscrição vai até o próximo dia 12 de junho, por meio do envio de e-mail (com seu nome e telefone) para o endereço estagiotrainee@institutocarlosandre.com.br. O programa será desenvolvido com apoio do Instituto Carlos André.

O diretor do instituto, o professor e também advogado Carlos André Pereira Nunes, garante que, na seleção, será  analisado se o aluno dispõe de conteúdo da língua portuguesa e raciocínio e conhecimentos jurídicos. “A seleção terá a intensidade dos bons concursos jurídicos”, afirma.

O advogado Rafael Lara Martins é o idealizador do programa
O advogado Rafael Lara Martins é o idealizador do programa

Após a seleção, a ideia, conforme explica Rafael Lara Martins, idealizador do Programa, é permitir que os selecionados conheçam de forma ampla a rotina de escritórios de advocacia, contribuindo, assim, para a formação dos estudantes. Essa formação, ainda que pontual, conforme diz o advogado, servirá de reflexo e motivação para que bons alunos busquem a carreira da advocacia como um sonho profissional. “Essa formação diferenciada e alunos preparados poderão, em conjunto, aumentar a qualidade da advocacia no Estado”, declara.

Martins lembra que, ainda hoje, grande parte das oportunidades de estágios em escritório de advocacia tem uma repercussão negativa perante os estudantes de Direito. Isso porque, imagina-se que o serviço vai se resumir a “ir ao fórum” ou “atender telefone”. Ele ressalta que as atividades fazem sim parte do dia a dia do advogado e, consequentemente, de um estágio, mas o aprendizado vai muito além. Assim, o Programa também visa inovar nesse sentido.

O que se espera, conforme diz Martins, é o que programa seja permanente e, quem sabe, no próximo ano possamos contar com mais vagas, mais escritórios, tornando-se referência no programa educacional daqueles que buscam a advocacia.

Benefícios       

Carlos André avisa que o estudante será avaliado como nos concursos públicos
Carlos André avisa que o estudante será avaliado como nos concursos públicos

Ao participar do Programa, os estudantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar vários desafios da advocacia. Para isso, o projeto prevê a divisão das atividades em sete etapas distintas, durante um ano. O estágio compreende desde a primeira fase – que consiste em passar uma semana na recepção de dois escritórios diferentes, totalizando duas semanas; as etapas jurídicas, nas quais o estagiário passará dez semanas em cada área de concentração do estágio, em contato direto com peticionamento; até as últimas etapas, que é a convivência diária por uma semana com os sócios coordenadores do projeto – além de Rafael Lara Martins, os advogados Rodolfo Otávio Mota e Carlos Márcio Rissi Macedo.

Nesta última fase o estagiário poderá vivenciar desde a negociação de contratos de honorários, atos judiciais até a participação em eventos e atividades externas dos sócios, possibilitando convivência e uma rica troca de experiências com advogados com mais de dez anos de mercado. Além disso, os estagiários poderão ganhar bônus ao final de cada etapa. Como cada estagiário trainee, em suas tarefas, estará sempre acompanhado de um orientador direto, os selecionados terão grande chance de assimilar conhecimento amplo acerca da advocacia. Os estudantes serão estimulados a elaborar relatórios críticos acerca das etapas que vivenciarem, e os que forem bem avaliados serão congraçados com bônus.

Para os escritórios

Martins diz que, de outro lado, as Sociedades de Advogados ganharão de diversas formas com o Programa, a começar pela capacidade do projeto de atrair bons estudantes para a realização do estágio. Além de contar com bons estagiários, as Sociedades de Advogados terão a oportunidade de discutir – entre si e com os próprios estagiários trainee – os processos internos implementados em seus departamentos, uma vez que os estudantes passarão por todas as áreas dos três escritórios, desenvolvendo senso crítico a respeito de boas e más rotinas a se adotar na prestação de serviços jurídicos de excelência.

Como os estagiários trainee serão estimulados a desenvolver relatórios acerca de suas experiências vividas em cada etapa, os escritórios, para aprimorar a sua prestação de serviços, pretendem aproveitar a visão múltipla que cada estudante adquirir. “Por final, a formação de bons profissionais é sempre um objetivo de qualquer corporação que pretenda reter talentos em seu quadro de colaboradores”, diz.

Martins salienta que o Programa de Estágio Trainee, ao propor o resgate do interesse dos bons estudantes de Direito pela advocacia, espera formar advogados com visão, atentos à importância da gestão e das pessoas e, sobretudo, conscientes da importância do profissional da advocacia na sociedade.

Bolsas
Os estudantes selecionados receberão bolsa e auxílio transporte, que varia conforme o estagiário trainee avança no programa. Na primeira das sete etapas, o estudante recebe o equivalente a R$ 100 mensais; o valor da bolsa essa que aumenta a cada etapa, até chegar a sétima e última etapa, quando terá o valor de R$ 800 mensais. A par disso, o Programa oferece aos acadêmicos participantes um interessante sistema de bônus. Clique aqui para ver o regulamento completo do programa.