Secretaria de Políticas para Pessoas com Deficiência ganha nova sede

A atuação do poder público municipal em favor de cidadãos com deficiência ou mobilidade reduzida será potencializada. A melhoria na prestação do serviço se dará graças à efetivação de mais uma etapa do processo de estruturação física da Secretaria de Políticas para Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Semped), que ganha nova sede. Localizado na Avenida Tocantins, Setor Central, o espaço será inaugurado às 10 horas da próxima sexta-feira, 30, durante solenidade aberta à comunidade. O evento também marca a comemoração do Dia D da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência.

“É uma secretaria nova. Mas estamos todos muito empenhados no sentido de fazer a diferença, no sentido de que as políticas públicas de fato alcancem a pessoa com deficiência. Queremos garantir a cada uma delas a dignidade e o respeito aos direitos que tem. A Semped é um novo desafio, é um marco para Goiânia ter uma secretaria especialmente pensada para trabalhar com políticas voltadas para a pessoa com deficiência”, afirma a titular da pasta, Cidinha Siqueira.

Apesar do pouco tempo de existência da Semped, criada por meio da Lei Complementar Nº 239, de 8 de janeiro de 2013, a secretária comemora conquistas como a adesão de Goiânia ao Programa Viver Sem Limite, iniciativa do Governo Federal que visa implementar e intensificar ações em prol da pessoa com deficiência; a implantação de salas de aula com recursos multifuncionais que as tornam mais acessíveis e a criação da Central de Libras, que está em fase final de implantação.

“Essa secretaria era um sonho meu e de todas as pessoas que lutam pela inclusão social e pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência. A administração do nosso prefeito Paulo Garcia reconheceu a necessidade da criação dessa pasta, vislumbrando o avanço na política da atenção à pessoa com deficiência”, acrescenta Cidinha. “No dia 30, além de inaugurarmos oficialmente a nova sede, vamos apresentar um balanço das ações já realizadas e também falaremos dos novos projetos e ações que serão desenvolvidos”, antecipa a secretária.