“Robô advogado” chega prometendo execução de tarefas repetitivas, cálculos, coleta de dados e montagem de processos

É só uma questão de tempo para que a automação chegue a todas as profissões. Os departamentos jurídicos das empresas e escritórios de advocacia, conhecidos pelas pilhas de papel e diversos níveis burocráticos, aos poucos aderem à eficiência e agilidade dos robôs. A Tikal Tech, empresa especializada em soluções para o setor jurídico, falará sobre o cenário atual e o movimento disruptivo das LegalTechs no 5° Fórum TIC na Justiça, marcado para os dias 03 e 04 de agosto, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, a empresa apresentará o ELI, o primeiro robô advogado do Brasil. Uma plataforma pensada para ser o alter ego do advogado e que pode ser programada para a execução de tarefas repetitivas, coleta de dados e informações, cálculos, montagem de documentos, monitoramento de processos e outras responsabilidades.

Segundo Derek Oedenkoven, CEO da Tikal Teck, o ELI é uma ferramenta que promete deixar para o profissional maior tempo de dedicação ao trabalho intelectual e atendimento pessoal aos clientes, ações que não podem ser automatizadas.

Um dos diferenciais da solução é que, diferentemente das plataformas jurídicas, que auxiliam advogados e profissionais da área, ele tem grande capacidade de análise de dados, não fazendo apenas o trabalho técnico.

Mas, tal como em outros dispositivos de inteligência artificial, conforme o CEO, cabe ao próprio advogado usuário ensinar ao robô o que é necessário que ele faça, de forma que, quando mais ele for usado, mais poderá cruzar as informações para solucionar os problemas.