Roberto Serra será homenageado pelos serviços prestados na advocacia e por atuação em defesa dos direitos humanos

O advogado criminalista Roberto Serra da Silva Maia será um dos homenageados na Câmara Municipal de Goiânia (GO) pelos “relevantes serviços prestados na advocacia goiana” e “na defesa dos Direitos Humanos”.

A homenagem foi indicada pela vereadora Sabrina Garcez, e será entregue nesta quarta-feira (27), às 16 horas, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas.

O homenageado

Roberto Serra é advogado criminalista desde 1997; pós-graduado em “Direito Processual” pela FACH/GO, em “Política e Estratégia” pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/GO); e Mestre em “Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento” pela PUC/GO. Ele também é palestrante e autor do livro “Prisão civil do devedor de alimentos: abolição”, publicado pela editora Ltr.

Na esfera institucional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Roberto Serra foi juiz do Tribunal de Ética e Disciplina por 6 anos (2010/2015). Integrou inúmeras Comissões, tendo ingressado na Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO (CDH/OAB-GO) em 1998. No período de 2016 até 2021, presidiu a CDH/OAB-GO.
Por duas gestões da OAB-GO (2016/2021), foi Diretor Tesoureiro da OAB-GO; e, atualmente, exerce o cargo de Conselheiro Federal da OAB-GO, e de Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB.

Na seara acadêmica, foi professor concursado e efetivo do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) de 1998 à 2004, tendo lecionado as disciplinas de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Penal, Processo Penal e Prática Penal (Estágio Profissional Penal).

Na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), ingressou nos quadros de professores efetivos mediante processo seletivo em 2001, e se encontra atualmente lecionando a disciplina de Prática Jurídica Penal.

Atuou ainda como Coordenador da área de Direito Processual e Prática Penal da PUC-GO (2004/2009), Coordenador de Programação Acadêmica da PUC-GO (2007/2008), e foi o idealizador e Presidente da “Mesa de Processo e de Prática Penal da PUC-GO” (2004).

Em concursos públicos do Estado de Goiás, Roberto Serra integrou, como examinador (avaliador) e presidente, as seguintes bancas: Gestor Jurídico (2001), Advogado da Saneago (2002), Delegado de Polícia Civil (2003), Advogado da Celg (2004); Agente de Polícia Civil (2004), e Escrivão de Polícia Civil (2004).