Juscimar Ribeiro (à direita) junto com os novos diretores do IBDA

Marília Costa e Silva

Recém-eleito para presidente do Instituto Goiano de Direito Administrativo (Idag), o advogado Juscimar Ribeiro, que será empossado no cargo no dia 01 de novembro, foi escolhido para integrar a diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). A eleição ocorreu nesta quinta-feira (17), em Campo Grande (MS), onde está sendo realizado o XXXIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. O evento, promovido pelo IBDA, teve início na quarta-feira (16) e termina nesta sexta-feira (18).

Juscimar vai atuar ao lado do presidente do novo IBDA, o professor Mauricio Zockun, de São Paulo, no triênio 2020/2022. Zockun vai suceder o goiano Fabrício Motta, que concluiu sua gestão com a realização do congresso, que teve 80 palestrantes e mais de 1 mil congressistas de todo o País.

O IBDA foi criado, em fevereiro de 1975, com o propósito de colaborar com o poder público na ingente tarefa de aperfeiçoamento das instituições administrativas e da ordem jurídica”. Compuseram a primeira diretoria da instituição Manoel de Oliveira Franco Sobrinho (presidente), Caio Tácito (1°Vice-presidente), Celso Antônio Bandeira de Mello (2° vice-presidente), Sergio de Andréa Ferreira (diretor executivo) e Sérgio Ferraz (diretor secretário).

Congresso

Entre os temas abordados nesta edição do mais tradicional e prestigiado evento dos profissionais ligados à Administração Pública e ao Direito Público, estão: Política urbana e atualidade do “Direito à Cidade”; Terceirização e Reforma Trabalhista; Crise fiscal e eficácia do controle da Administração; Reforma da Previdência; Dilemas do regime jurídico das empresas estatais; Prevenção e combate à corrupção; Improbidade administrativa e Direito da infraestrutura.

Além de Juscimar Ribeiro, compareceram ao congresso do IBDA o atual diretor presidente do Idag, Francisco Taveira Neto, que também integra o Conselho Deliberativo do IBDA e preside a Comissão de Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). Ele foi mediador do painel realizado no dia 17, sobre prevenção e combate à corrupção: mudanças legislativas e os próximos passos.

Outra goiana presente no evento, que está acontecendo no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, é a diretora secretária do Idag Heloísa Helena Monteiro Godinho, que mediou, também no dia 17, o debate Crise fiscal e eficácia do controle da Administração entre Cynara Monteiro Mariano (CE), José Sérgio da Silva Cristóvam (SC) e Júlio Marcelo Oliveira (DF).

Também participaram do evento o promotor de Justiça Spiridon Nicofotis Anifantis, Antônio Flávio de Oliveira e Pamora Figueiredo.

Além dos debates, o congresso está tendo espaço para o encontro de representantes das diversas comissões do IBDA. Quem marcará presença será o goiano Saulo Coelho, membro da Comissão da Sessão de Teses e Comunicados Científicos. Rafael Arruda Oliveira, também de Goiás, integra a Comissão da Sessão de Apresentação de Experiências Inovadoras em Gestão.