Promulgada lei que determina funcionamento de semáforos à base de energia solar em Goiânia

O presidente da Câmara, vereador GCM Romário Policarpo (Patriota), promulgou a Lei nº 11.073, de 20 de outubro de 2023, que determina utilização de energia solar como fonte para funcionamento de semáforos instalados em vias públicas de Goiânia. A Lei, já em vigor, necessita de regulamentação, pela Prefeitura, para sua aplicação.

De autoria do vereador Anderson Sales – Bokão (SDD), o texto foi publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 14 de novembro.

Segundo a Lei, os equipamentos serão dotados de células fotovoltaicas para conversão de raios solares em energia armazenada, em baterias próprias, para essa funcionalidade. A Prefeitura elaborará cronograma para substituição progressiva de semáforos à base de energia elétrica, fornecida de modo convencional, por novos equipamentos à base de energia solar.

“São muitos os benefícios da utilização de energia solar como fonte de semáforos. Além de representar economia para o município, traz mais segurança ao trânsito, já que esses semáforos com fonte energética própria não se sujeitaram a faltas recorrentes de energia, que ocorrem especialmente em dias de chuva em nossa cidade”, explica o vereador.