Programação da Semana do Fortalecimento do Controle Social em Goiânia começa nesta segunda

O Ministério Público de Goiás promoverá a partir desta segunda-feira em todo o Estado a Semana de Fortalecimento do Controle Social, com a realização de atividades que pretendem chamar a atenção da sociedade para a importância de fortalecer os mecanismos existentes de fiscalização, pela própria população, da gestão pública. A ideia é provocar a sensibilização da comunidade para que essas ferramentas de controle social sejam implementadas e intensificadas em cada município, de forma a possibilitar uma fiscalização mais efetiva da conduta dos gestores públicos.

O evento, que será realizado até o dia 29, é um desdobramento das ações preventivas planejadas visando à execução do Plano Geral de Atuação (PGA) do MP para o biênio 2014-2015, que tem como tema central a intensificação do combate à corrupção. O foco das atividades é a atuação institucional na prevenção aos atos de improbidade e à má gestão, o que demanda uma articulação mais ampla para o engajamento da sociedade.

Em Goiânia, uma série de atividades foi agendada para a data. A programação terá início na segunda-feira (25/8), com a realização do I Encontro do MP-GO, Sociedade Civil e Observatório Social, das 8 às 12 horas. O evento é destinado a membros e servidores do MP e à comunidade em geral. A programação prevê a realização de duas palestras, nas quais serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Observatório Social (OS) do Brasil e pelo Observatório Social de Goiânia. O OS realiza um trabalho técnico de apoio à fiscalização da gestão pública, dedicando-se à análise dos gastos e contratos públicos. A organização está presente atualmente em 80 municípios de todo o País.