Goiânia será palco, a partir desta segunda-feira (11), da 50ª edição do Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, um evento histórico que celebra meio século de debates e avanços da advocacia pública no Brasil. A cerimônia de abertura será realizada às 18h30, no Espaço Dois Ipês, no Setor Jaó, com uma palestra inaugural ministrada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também estará presente na solenidade.
Com o tema “Meio século: avanços e desafios da Advocacia Pública na realização dos objetivos fundamentais da República Brasileira”, o congresso reúne procuradores, juristas e autoridades de todo o país para discutir o papel central da advocacia pública na promoção dos direitos constitucionais, fortalecimento da democracia e defesa dos interesses sociais.
Programação e reflexões
Ao longo de quatro dias, o evento, que terá a programação científica realizada no Castro´s Hotel, contará com uma programação abrangente que inclui debates, painéis e oficinas, abordando temas de interesse nacional e os desafios emergentes da advocacia pública. Entre os tópicos discutidos estarão as novas frentes de atuação e as inovações necessárias para aprimorar os serviços prestados pela carreira.
Vicente Braga, presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), destacou a importância do encontro: “O evento, em sua 50ª edição, reflete o compromisso da advocacia pública com a promoção e suporte às iniciativas voltadas para a consolidação da justiça e defesa dos interesses sociais.”
Já o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Claudiney Rocha, ressaltou o objetivo de excelência do evento: “Preparamos um congresso com grandes nomes da advocacia pública com o intuito de aperfeiçoar os serviços prestados pela carreira à sociedade.”
Um marco para a advocacia pública
Organizado pela Anape e pela Apeg, o congresso não apenas celebra os 50 anos de história do evento, mas também promove um espaço de reflexão sobre os desafios enfrentados pela advocacia pública ao longo das últimas décadas e sua evolução em prol da sociedade brasileira.
Além de destacar o papel crucial da advocacia pública na construção dos objetivos fundamentais da República, o evento promete oferecer contribuições valiosas para o desenvolvimento da área e o fortalecimento da democracia no Brasil.