Prefeitura de Goiânia promove amanhã workshop para discutir planejamento urbano da capital

Goiânia recebe nesta terça-feira, 21, planejadores urbanos de Cingapura e São Paulo que ministrarão palestras para gestores da capital goiana e membros da sociedade civil. O workshop será realizado a partir das 8h30, no Auditório da ASMEGO – Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, que fica na Rua 72, esquina com BR-153, nº 234, no Jardim Goiás. O objetivo do evento é compartilhar experiências e discutir soluções práticas para alcançar resultados desejados em Goiânia.

O evento contará com dois painéis de exposição. O primeiro refere-se ao “Planejamento Urbano Sustentável em Cingapura”, proferido por Raphael Chua Teck Lee, diretor da Jurong Consultants, empresa de consultoria para planos estruturados e estudos amplos de qualquer projeto de desenvolvimento, com visão de longo prazo, vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio de Cingapura.

O segundo painel refere-se ao “Projeto Nossa Goiânia”, com a especialista Clara Meyer Cabral, Coordenadora de Indicadores e Pesquisas da Rede Nossa São Paulo. A “Rede Nossa Goiânia” é uma das ações previstas pela Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis da capital goiana. A Rede está sendo construída com o apoio do BID e o desafio será mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando uma Goiânia justa e sustentável.  A atuação da Rede é baseada em grandes eixos: programa de indicadores e metas, acompanhamento cidadão, educação cidadã e mobilização cidadã.

“Com este evento e outros que vamos realizar no decorrer deste ano, queremos dar continuidade às discussões em alto nível sobre o futuro da cidade que iniciamos com o simpósio realizado em Dezembro de 2013”, declara o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável Nelcivone Melo.

Desde que Goiânia foi selecionada para integrar a Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), técnicos e gestores da Prefeitura trabalham com especialistas no levantamento de dados e na análise das demandas da cidade. A ICES tem por objetivo introduzir o conceito de sustentabilidade em todos os aspectos da gestão municipal, viabilizando o apoio técnico e financeiro para a elaboração e a execução de projetos e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.