Comurg lança projeto que visa coibir o uso de drogas entre funcionários

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) lançou na sexta-feira, 17, o Projeto Comurg – Ação Contra as Drogas (CAD). A ação será implantada a partir do dia 1º de fevereiro e tem como objetivo conscientizar os servidores e seus familiares sobre os perigos relacionados ao uso de drogas lícitas (álcool e cigarro) e ilícitas (maconha, cocaína, crack e outras), além de ajudar as vítimas desses vícios e evitar o envolvimento de outros com o uso de drogas.

A Comurg tem cerca de oito mil funcionários e, de acordo com o presidente Paulo de Tarso, por mês, cerca de 20 funcionários buscam ajuda no próprio órgão para tentar se livrar do vício com álcool ou drogas ilícitas. “De imediato a Comurg irá trabalhar com o próprio corpo técnico da Companhia, e se necessário vamos pedir ajuda”, frisou o presidente.

O CAD é a continuação dos projetos desenvolvidos pelo Programa Servidor Cidadão, implantado na Companhia desde março de 2012. Os atendimentos serão realizados em todos os pontos de apoio do órgão, por meio de uma equipe de multiprofissionais do Departamento de Assistência Social e Segurança do Trabalho da Comurg, formada por médicos, assistentes sociais, psiquiatras, psicólogos, entre outros.

Todos vão atuar na prevenção e orientação, além de prestar acolhimento, acompanhamento e encaminhamento de internação, caso seja necessário. Para o serralheiro João Cláudio, o projeto irá contribuir com a redução da incidência do uso da dependência química que existe em toda a cidade. “A droga é uma epidemia mundial que desagrega a família e prejudica o cidadão”, ressaltou.

O Comurg – Ação Contra as Drogas conta com o apoio da Associação dos Servidores da Comurg, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Ministério Público de Goiás (MP-GO), da Fundação Pró-Cerrado, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-GO), do Instituto Nacional da Seguridade Social, além dos Narcóticos Anônimos.

O presidente da Comurg destacou a importância deste projeto e afirmou que o CAD tem a finalidade de cuidar de vidas, e por isso deve ser implantado em todos os órgãos da prefeitura. “Estamos cuidando de vidas, cuidando do futuro da nossa cidade e do nosso País. Este projeto será implantado já em fevereiro e deve se tornar uma ação fixa da Companhia”, finalizou.