Prefeito de Silvânia é afastado do cargo durante operação deflagrada na manhã de hoje

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (9/6) A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap) deflagrou, na manhã desta terça-feira (9), a Operação Hércules, que investiga um esquema criminoso com participação de agentes públicos da Prefeitura de Silvânia e empresários envolvidos em um esquema de corrupção.

A Operação foi deflagrada em conjunto com a Delegacia de Silvânia, Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Tribunal de Contas e a Polícia Técnico-Científica (PTC). Estão sendo cumpridos cumpridos sete mandados de afastamento da função pública, e dois mandados de prisão temporária, sendo um em Silvânia e outro em Goiânia.

Entre os envolvidos na investigação e que acabou afastado do cargo está o prefeito de Silvânia, José da Silva Faleiro, conhecido como Zé Faleiro (PSDB).

A ação investiga um prejuízo de R$ 400 mil reais ao erário público, causado pelo esquema na contratação de empresas para prestação de serviços públicos de limpeza. Além de agentes públicos da Prefeitura de Silvânia, empresários e sócios proprietários de uma empresa.

De acordo com as informações divulgadas até o momento, os envolvidos são suspeitos de integrarem uma organização criminosa, que fraudou os processos licitatórios para a contratação dos serviços. A polícia afirmou que os suspeitos são investigados pelos crimes de corrupção, peculato-desvio, falsidade ideológica e fraudes em processos licitatórios no município, que causou um prejuízo de R$ 400 mil aos cofres da cidade.