Podem ser feitas até 9 de agosto inscrições para o concurso para diplomatas do Itamaraty

Já estão abertas e poderão ser feita até as 23h59 de 9 de agosto de 2020, pelo site da banca organizadora, as inscrições ao concurso público para diplomatas do Itamaraty. De acordo com o regulamento, são 25 vagas para a classe inicial de terceiro-secretário, sendo 18 para ampla concorrência, cinco para negros e duas para candidatos com deficiência. O certame será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).

A remuneração inicial do posto no Brasil é de R$ 19.199,06 (valor bruto). Para concorrer é necessário ser brasileiro nato; apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); ter idade mínima de 18 anos; entre outros requisitos.

O concurso será realizado em três fases:
Primeira fase: prova objetiva, constituída de questões do tipo certo e errado de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte. Esta etapa será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal;

Segunda fase: provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório; e

Terceira fase: provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.