Plenário da Assembleia aprova indicação de Helder Valin para TCE

Por 36 votos a favor e nenhum contra, o Plenário aprova o decreto legislativo n. 2.940, que indica o presidente da Assembleia, deputado Helder Valin (foto), do PSDB, ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O projeto teve iniciativa do deputado Fábio Sousa (PSDB), com assinatura também de outros parlamentares. Valin vai ocupar o cargo que era do conselheiro Milton Alves Ferreira, que se aposentou.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Helder Valin nasceu em Goiânia, onde se elegeu vereador por duas vezes – a primeira em 1992. Encontra-se em seu quarto mandato consecutivo de deputado, sempre com votação ascendente.

Em 1998, na primeira eleição para a Assembleia Legislativa, elegeu-se com 19.795 votos, e mais que dobrou seu desempenho eleitoral em 2010, quando somou 49.120 votos. É empresário na área da construção civil, casado com Maria José da Silva Barbosa e tem dois filhos: Graziela e Helder Henrique.Está no seu segundo mandato à frente da presidência do Poder Legislativo.

Terceiro na linha de sucessão estadual, Helder Valin assumiu interinamente o Governo de Goiás de 10 a 12 de outubro de 2013, durante viagem do governador Marconi Perillo (PSDB) à Europa e do vice-governador José Eliton (PP) à América do Sul.