PL quer proibição do uso de celulares em agências bancárias

Projeto de lei do vereador Tayrone Di Maritino (PT) quer proibir o uso de telefones celulares ou qualquer aparelho de transmissão dentro das agências bancárias de Goiânia. A proibição inclui ainda a utilização de serviços de mensagem de texto, como SMS. De acordo com o projeto, esses estabelecimentos devem afixar, em local visível, cópias da lei, bem como placas informativas sobre a proibição do uso desses aparelhos. A não observância quanto à restrição acarretará em multas que serão aplicadas às agências.

Tayrone defende a importância do projeto como meio de aumentar a segurança de funcionários e clientes, já que visa diminuir o número de assaltos nas portas das agências bancárias. “É sabido que em várias das ocorrências de assaltos a agências e postos bancários, o uso de celular como forma de comunicação entre os assaltantes é uma constante”, explica.

Ele esclarece ainda que a futura lei não proíbe o porte de aparelhos dentro das agências. “Os clientes não precisarão deixar os aparelhos ao entrar. O projeto apenas proíbe seu uso, como meio de evitar a incidência de crimes como a ‘saidinha de banco’, que na prática envolve troca de informações entre criminosos de dentro e fora das agências.”